quarta-feira, 30 de março de 2011

Garantido orienta artistas e auxiliares sobre acidente de trabalho

Consultor contratado orienta artistas, auxiliares de galpão e demais servidores do bumbá sobre segurança no trabalho. A medida atende a uma recomendação do Ministério da Trabalho e visa a prevenção de acidentes dentro dos galpões.

A Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido realizou nesta quarta-feira, 30, no curral Lindolfo Monteverde, a primeira etapa de um ciclo de palestras sobre Segurança no Trabalho para os artistas e auxiliares que vão trabalha nos próximos três meses dentro dos galpões da Cidade Garantido. O engenheiro em Segurança do Trabalho e professor do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Valdomiro Santos Silva, foi contratado pela presidência do Garantido para prestar consultoria técnica aos operários de galpão.
O consultor Valdomiro Santos repassou as normas de prevenção a acidentes no trabalho e orientou quanto à obrigatoriedade do uso dos equipamentos individuais de segurança. “Nós preparamos as pessoas para que o trabalho transcorra dentro de todas as normas de segurança, uma vez que muitos ainda não tem a cultura da prevenção. Nesse primeiro momento foi de introdução, depois vamos falar sobre mapa de risco, evacuação de área, treinamento de extintores e o uso correto do equipamento de proteção individual (EPI), além de prevenir contra doença ocupacional que é adquirida no trabalho, conhecida como lesão por esforço repetitivo (LER).
De acordo com o diretor administrativo do Garantido Osório Melo, para a jornada de trabalho de três meses dentro dos galpões a diretoria do Bumbá prima pela prioridade na segurança de cada trabalhador no seu local de trabalho. “Todo cuidado está sendo tomado para que não haja nenhum acidente e para isso todos os trabalhadores, sejam do galpão ou de outros setores, estão sendo conscientizados de que o uso do EPI é essencial para a segurança pessoal”, destacou Osório.
Osório Melo explicou que ao todo são 12 horas de palestras que vão ser repassadas, tanto na parte de segurança pessoal, como prevenção em alturas, onde a cada 2 metros acima do chão todos tem que utilizar o cinto de segurança, além de combate contra incêndios e curto-circuito na parte elétrica, entre outros. Ele ressaltou que todas as exigências do Ministério do Trabalho estão sendo cumpridas pelo Garantido, como rota de fuga, sinalização de escape, afixação de extintores de água e espuma e o treinamento da Briga Contra Incêndio, além do funcionamento do ambulatório com toda estrutura e duas enfermeiras de plantão.
A importância em receber as orientações necessárias para o desenvolvimento de um trabalho com toda a segurança foi destacada pelo artista de ponta do Garantido José Trindade. Ele destacou que já aconteceram alguns acidentes com auxiliares e artistas tanto no Garantido como no boi contrário e orientações como esta só vem reforçar o cuidado com o manuseio de ferramentas de trabalho. “Essas medidas de prevenção são muito importante para podermos sair de casa pela manhã e voltar após um dia de trabalho sem que nada tenha acontecido”, destacou.
Texto: Marcondes Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário