//// Após oito horas de intensas discussões, em sala fechada, na agência de comunicação do Bumbódromo, o prefeito Bi Garcia, o vice Messias Cursino e os dirigentes dos Bumbás Caprichoso Márcia Baranda e Telo Pinto do Garantido, definiram o regulamento oficial do Festival Folclórico de Parintins 2011. Segundo o prefeito Bi Garcia as alterações significativas foram na busca do aperfeiçoamento, da qualidade e do refino do Festival de Parintins. Para ele a decisão entre os bois foi de equilíbrio buscando a transparência do resultado e a proteção da identidade do povo amazonense e de Parintins. Entre os principais entraves da discussão estavam o aumento de jurados, reposicionamento da cabine e o critério de escolha dos jurados.
PRINCIPAIS MUDANÇAS
//// Entre as alterações no regulamento, por decisão dos bois, da Prefeitura e do Estado, o Festival passa a ser definido por ano, como por exemplo, Festival Folclórico de Parintins 2011. A contagem de 46º fica apenas para o controle interno dos bois, do Município, do Estado e da União. Uma das mudanças importantes foi no critério de julgamento em que os jurados terão que justificar obrigatoriamente as notas abaixo de 10. O início da disputa em 2011 volta a ser às 20h, já que mudança de horário no ano passado foi apenas em decorrência da Copa do Mundo. Permanecem três dias de disputa e o horário de duas horas e meia para a apresentação de cada boi. A perda de pontos por atraso passa a ser automática, sem a necessidade de apresentação de recursos. Além do relógio interno para a contagem do tempo, a área de concentração também ganhará um relógio para que as agremiações possam ter um controle maior do tempo de apresentação. O item que tratava da contratação de uma empresa de consultoria para a escolha dos jurados foi extinto. Os próprios bois ficam com a responsabilidade de escolher a comissão de jurados. Não será permitido a participação de jurados que exerçam cargos de primeiro e segundo escalão em instituições públicas federal, estadual e municipal. A partir de 2011 os troféus para os ganhadores serão específicos e manifestarão o simbolismo da festa. Ficam em definitivo fora do sorteio para escolha de jurados todos os Estados da Região Norte, inclusive Tocantins que antes era incluído no certame. O novo regulamento terá validade por três anos, podendo ser prorrogado e revisto.
//// Segundo a presidente do Boi Caprichoso, Márcia Baranda, nas adequações do regulamento do Festival Folclórico não houve perdedor nem ganhador, houve uma maturidade dos representantes dos bois, pensando na festa e em Parintins. “Acho importante chegarmos a um denominador comum com muita maturidade. Queremos agradecer a todos e é claro a nossa equipe, que trabalha em prol da nossa festa, em prol de Parintins”, disse Márcia. O presidente do Boi Garantido, Telo Pinto, agradeceu a prefeitura pela coragem de entrar na discussão do regulamento, tendo a consciência de que somente os dois bois não teriam condições de aprovar o regulamento. Parabenizo o senhor prefeito pela iniciativa de chamar os dois bois, chamar a responsabilidade pra si e definir esse regulamento, disse Telo Pinto.
//// A direção da escola municipal de Idiomas “Aldair Kimura Seixas” aguarda somente a confirmação dos nomes dos professores por parte da secretaria municipal de Educação, Desporto e Lazer (SEMED), para dar início ao curso de formação em Língua Inglesa, destinado os educadores da rede municipal. De acordo com o diretor do Aldair Kimura, professor Fernando Silva, após a confirmação será montada a primeira turma que estudará de forma intensiva nos horários da manhã e tarde.
//// Os operários do SAAE concluíram na manhã de ontem o serviço de instalação da rede de tubulação hidráulica nas ruas da Vila Amazônia que ainda não tinham recebido o benefício. De acordo com o administrador Geziel Prata o trabalho foi realizado em parceria com as lideranças da comunidade e Prefeitura Municipal para atender 40 casas que ainda não tinham rede de água potável. Geziel destacou o compromisso do prefeito Bi Garcia e Messias Cursino em proporcionar uma qualidade de vida cada vez melhor para o povo da zona Rural.
//// O prefeito Bi Garcia, o vice Messias Cursino e a primeira dama, Michele Valadares, entregam hoje, no centro do Idoso Pastor Lessa, kits bebê e óculos de grau para pessoas carentes do município. Com os kits bebê serão contempladas 150 mães e futuras mamães das zonas urbana e rural do município, cadastradas no setor do plantão social da Semast e que estão com o pré-natal em dias. Com os óculos de grau serão beneficiadas 18 alunos da educação de jovens e adultos (EJA), também da cidade e do interior. O prefeito Bi Garcia disse que o Kit bebê é um programa realizado há muitos anos pela secretaria municipal de assistência social e que beneficia mães carentes. Quanto aos óculos de grau ele declarou que todos os meses cem pessoas receberão o material ofertado pela prefeitura.
//// Em nota de pesar publicada na manhã de ontem, o prefeito Bi Garcia e o vice-prefeito Messias Cursino, manifestam a solidariedade da administração municipal à família Chagas Ribeiro pelo falecimento de Francisco das Chagas Ribeiro, carinhosamente conhecido por Chiquinho Ribeiro, homem respeitado que dedicou parte de sua vida ao serviço público e muito contribuiu com Parintins. Francisco Ribeiro foi vereador, Presidente da Câmara Municipal, Presidente do Garantido, Presidente da antiga LDP - Liga Desportiva de Parintins e Prefeito em Exercício. Chiquinho Ribeiro era uma pessoa muito querida por amigos, colegas de profissão e ganhou o reconhecimento da sociedade pela serenidade com que conduzia sua vida. Aos familiares, o prefeito Bi Garcia e o vice-prefeito Messias Cursino externam os sentimentos e que possam buscar em Deus a força e o conforto neste momento de dor. A Prefeitura também decretou luto oficial por conta do falecimento de Chiquinho Ribeiro.
//// O vice-prefeito Messias Cursino participou na manhã de ontem da abertura do Workshop de gestão dos destinos indutores do desenvolvimento turístico regional. Promovido Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, em convênio com a Amazonastur, o encontro conta com a participação dos integrantes do trade turístico local e tem o objetivo de promover o alinhamento dos atores locais sobre a importância da liderança articuladora e da inteligência competitiva. O tema que está sendo desenvolvido pelo consultor Ornelas de Souza, do Instituto Marca Brasil, contratado pelo Ministério do Turismo para desenvolver as oficinas nos 65 municípios indutores de turismo no país. A ação é a ultima etapa de capacitação para donos de hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares para a gestão do turismo. Segundo Ornelas de Souza, o Ministério do Turismo trabalha esta capacitação em Parintins desde 2007. O instituto Marca Brasil oferece aos atores do turismo local ferramentas de gestão e planejamento de destinos turísticos, para ampliar a produção e fluxo de turistas. Segundo ele, os atores propõem ações de interação e projetos de combate à sazonalidade do turismo, buscando a ampliação de opções atrativas para o ano inteiro.
//// Ao destacar a realização de mais um curso de capacitação dos gestores de turismo do município, o vice-prefeito Messias Cursino apontou os caminhos percorridos para a concretização do conselho municipal de turismo, próximo passo para consolidar Parintins como destino indutor do desenvolvimento turístico regional e continuar entre os 65 destinos brasileiros. Cursino considera que a partir da instalação do conselho termos mais investimentos para atender as potencialidades turísticas locais. Para ele, as oficinas e encontros são importantes para o trade turístico local, porque serão membros de conselho com visão do que o município pode fazer no setor, como ordenamento dos produtos, a partir do inventário turístico, estabelecendo prioridades em termos de destinos turísticos em Parintins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário