sábado, 5 de março de 2011

Aa Presidente do Boi Caprichoso Márcia Baranda desejou sorte aos artistas




Aa Presidente do Boi Caprichoso Márcia Baranda desejou sorte aos artistas de Parintins especialmente do Boi Caprichoso espalhados por todo o país que serão mais uma vez o diferencial no carnaval brasileiro em 2011. O talento do artesão parintinense poderá ser notado no Carnaval de Parintins, Manaus, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Espirito Santo. Márcia enfatiza a habilidade do artista que se resume no movimento de carros alegóricos a exemplo do que fazem no Festival Folclórico.
Ela parabenizou o artista Algles Ferreira, 31 o primeiro artista do Boi Caprichoso a comemorar o título de campeão do carnaval neste ano com a Escola de Samba Mocidade Unidos da Glória em Vitória/ Espirito Santo. Algles está a cinco anos em Vitória e há três anos com a Mocidade. Neste ano a escola conquistou o tricampeonato com o samba-enredo Cerveja: uma paixão nacional, vencedora do Grupo Especial com 197,1 pontos. O carnaval aconteceu nos dias 26 e 27 de fevereiro e o resultado anunciado no dia 1° de março. Ele deve compor o grupo de artistas de ponta do Caprichoso neste ano. O artista falou de sua felicidade e destacou que trabalhar no carnaval é fazer uma troca de idéias, uma vez que para colocar as escolas no “Sambão do Povo” além dos capixabas estão profissionais do Rio, São Paulo e Parintins especialistas em carros alegóricos com movimentos. "Esse é um tipo de medida que valoriza muito nossa festa. Hoje, 80% das escolas do grupo especial já aposta em profissionais de Parintins, o que é altamente positivo", lembra o presidente da Liga de Vitória, Rogério Sarmento.
“Nossos artistas sabem fazer ferro, papelão e isopor virar obra de arte, por isso todas as escolas de samba utilizam esse recurso. Essa troca de experiências também fortalece a nossa festa em Parintins”, disse a Presidente. Márcia destaca que alguns artistas já são conhecidos, mas a maioria ainda são ajudantes de artistas de ponta que a partir deste ano passam a ser reconhecidos pelo Caprichoso. “São soldadores, aderecistas, pintores e escultores que são pais de famílias que praticamente se mudam para esses locais onde permanecem até quatro meses longe de suas famílias e só retornam para o Festival”, ressalta. Ela lembra também que muitos artistas no Rio de Janeiro e São Paulo superaram adversidades de fenômenos naturais, e adaptação ao clima e a gastronomia.
Para citar alguns neste ano em Manaus estão os artistas Jair Mendes e Ozéas Bentes, em São Paulo Márcio Gonçalves (Mocidade Alegre), Nonoca e Galúcio (Rosas de Ouro), Neyzinho (Império de Casa Verde), MAG (Pérola Negra), Robertinho (Mancha Verde), Janinho (Vai, Vai) e Marlucio (Gaviões da Fiel). No Rio de Janeiro Rossy Amoedo é quem coordena equipes nas Escolas Vila Isabel, Beija Flor, Grande Rio e Tijuca, Teco Mendes (Salgueiro) e Galucinho na União da Ilha do Governador.
Esculturas que parecem gente, com movimentos quase reais, prometem impressionar o público também em Joaçaba/ Santa Catarina. Encanto que se deve, em sua maioria, aos talentos emprestados de Parintins. Duas escolas optaram pelas técnicas: a Aliança e a Vale Samba. Dois escultores passaram mais de seis meses nos barracões da Aliança para criar duas esculturas. O convite surgiu depois que uma comitiva da agremiação viajou a Parintins. Um dos convidados foi Rosivaldo Costa Araújo, escultor em movimento. Ele trabalha há 12 anos no Caprichoso, onde aprendeu todas as técnicas para manipulação motorizada. Graças à experiência, não encontrou dificuldades para adaptar o trabalho ao enredo da escola. E ainda contou com o trabalho do colega do Boi Caprichoso, Glaucivan Silva.
Os artistas do Caprichoso mais uma vez serão responsáveis por uma explosão de alegria de cores em todo o país. Márcia finalizou dizendo que vai aguardar o encerramento do Carnaval para contratar os artistas que começam a chegar a Ilha a partir do dia 12 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário