As coreografias que vão compor as vinte toadas 2011 do Boi Caprichoso, já estão prontas. A afirmação é do coreógrafo Jair Almeida, que todas as noites ensaia os dançarinos do Corpo de Dança Caprichoso –CDC, no Curral Zeca Xibelão.
Neste ano trabalham na área coreográfica Jair Almeida, Erick Beltrão, Marcus Falcão, Samuel Gomes, Neto Malta e Neto Beltrão contratados pelo bumbá para as coreografias de curral e arena. Resgatar o os movimentos conhecido mundialmente de dois prá lá e dois pra cá, é a missão dos coreógrafos que trabalharam em movimentos leves que caracterizam personagens e símbolos representados nas toadas.
A toada “O Contador de Histórias” de Adriano Aguiar, por exemplo, possui movimentos que representam o jurupari, o boto, matinta perera, curupira, neguinho do campo grande, tapiraiauara e outros entes da floresta. “As toadas deste ano permitem um trabalho mais tradicional e isso vai beneficiar a nossa galera que aprenderá com muita facilidade os novos passos coreográficos”, afirma Almeida. Ele adianta que apenas as toadas de lenda e ritual apresentam um diferencial. “Essas toadas exigem um pouco mais de atenção nos detalhes da coreografia”, explica. As coreografias ainda passarão pela analise do Conselho de Arte para observações finais. Os ensaios acontecem de 18:00h às 20:00h e tem despertado a curiosidade dos torcedores que aproveitam para aprender as coreografias.
Jair também adiantou que a partir deste ano o Caprichoso trabalhará com mais profissionalismo, implantado na gestão da Presidente Márcia Baranda. Uma das mudanças é a extinção do grupo Trupe Caprichoso, passando a chamar-se CDC tanto em Parintins e Manaus. Para formar o grupo os dançarinos foram avaliados através pela dança e expressão corporal. O CDC formou um grupo com cem pessoas divididas nos grupos infantil, jovens e veteranos, entre 10 e 18 anos.
Apresentador do Caprichoso inicia contatos com segmentos do bumba
Nenhum comentário:
Postar um comentário