domingo, 28 de novembro de 2010

Exclusivo:

Surge em Parintins um novo Jornalismo o “New fulanêz”

Fincados na ideologia de interesses grupo faz revolução na arte de noticiar

Clube formado de radialistas, repórteres e locutores âncoras conseguiu a façanha de fundar no mês de novembro na cidade de Parintins, um estilo novo de noticiar, fulanizando as fontes e a informação. Entre a imprensa isenta e no meio acadêmico a tendência desse clube foi batizado de “New Fulanêz”.

Contrariando a Party Press (imprensa de opinião), Penny Press (imprensa popular), Party Press (imprensa de partido), New Journalism (Novo Jornalismo), o new funalêz, deixa as fontes primárias e secundárias de lado e parte ao “achismo”, na qual interessa divulgar o que lhes interessa e omitir o que não lhes interessa, foi “o fulano quem disse”.

O jornalismo “fulanismo”, criado neste Clube, supera em muito na cidade de Parintins, o chamado de Yellow Journalism (jornalismo amarelo) de Hearts, do The New York Journal (1883-1901), na qual a máxima era inventar fatos, mesmo que fossem desmentidos em duas linhas no dia seguinte. No fulanêz não adianta desmentir.

Outra inovação do funalêz é que o leitor e o ouvinte ficam com duvida sobre quem disse o quê, quem viu o quê, quem ouviu o quê, quem observou o quê ou escreveu o quê, porque a regra passa do off e fica no “ alguém disse, há murmúrios, tão dizendo, falaram no mercado, ligaram de um canto da cidade, ligaram da frente da Telemar, eu to apenas repassando o que as pessoas disseram ali no aeroporto, há um zum-zum-zum ... entre outras perolas”.

Com esforço tentamos nos adaptar neste novo estilo de informar e construímos alguns fatos que ocorreram nos últimos dez dias em Parintins.

Alguém disse... e outra pessoa viu que certo comitê pela ética e cidadania, foi criado por pessoas ansiosas para voltar a mamar na prefeitura de Parintins, que há mais de sete anos foram retirados pelo voto popular, e há outros que faziam parte do governo municipal, se debandaram e agora querem também tirar o leite da vaquinha.

Tal comitê se atém a um foco direcionado, a cassação dos mandatários políticos de Parintins, não entramos no mérito, porque a imprensa cabe repassar as informações e atualmente a informação é que o Tribunal Regional Eleitoral, vai julgar os processos. Se os juízes e desembargadores vão condenar, não temos experiência jurídica para dar tal parecer...

Tão dizendo... que tal o conluio é arquitetado numa residência no conjunto residencial, tem participação dum especialista em armar. Esse especialista foi o protagonista da farsa do crime do areal.

Há murmúrio ... que o revisor do serviço é um repórter pertencente a um grupo privado, que anda de mãos dadas com o povo. O reprodutor seria um cinegrafista que durante 25 anos ganhou recursos públicos sem trabalhar. A boataria em forma de notícia é enviada a Manaus para velhos capachos da imprensa governamental. Mesmo capachos que não divulgaram em seus blogs que no alto Solimões houve um dos maiores assaltos ao dinheiro público, denunciado pelo Ministério Público.

Falaram no mercado.. que movimento quer moralizar a política na Ilha, no entanto os membros têm ligações estreitas no mesmo objetivo gafar cargos públicos pelo QI de Quem te indica.

Há um zum-zum-zum que um dos membros ainda não se definiu se assina o movimento na condição de representante comercial ou representante partidário. Alias dizem... que existe um outro empresário, indo a justiça para receber o vencimento atrasado de um imóvel, pertinho da “esquina do fuxico”.

Outro representante das associações de moradores, sequer fez assembléia para saber o posicionamento dos demais membros, antes de assinar o pedido. Tanto é verdade que os demais presidentes de bairros, assim com o 80% dos comerciantes nao concorda com os atos da dupla.

Ligaram do mercado ... para dizer que um camarada envolvido na pecuária, intitulado de BOI e um companheiro apreciador de gazelas implantaram o boato, que sacaram milhares de sementes de milhos duma lavoura e que um hidroavião pousou no lago do Macurany e levou o milho, que não seria dado aos pombos.

Como o boato é notícia falsa na afirmação dos jornalistas Heródoto Barbeiro e Paulo Rodolfo Lima no livro “Manual de Radiojonalismo”, os denunciantes tentam arrumar pretexto junto ao Ministério Público e a Câmara para apurar a boataria, que talvez vire rumor, ou seja, a notícia que corre e pode ser ou não verdadeira.

Falando em Macurany, depois que descobriram que o lago estava seco, mudaram o local do pouso. Agora o hidroavião pousou no Paraná do Ramos ou área do repartimento do Limão. Ninguém sabe se foi no Limão de baixo, de cima ou do meio...

Há murmúrio ... que será inédito no Brasil, o Ministério Público, investigando boato. Na câmara os parlamentares deverão cumprir o regimento interno e antes de qualquer investigação, vão pedir as provas. Assim se espera, porque foi feito isso quando os movimentos sociais pediram punição a dois vereadores acusados de falta de decoro.

Tão falando ... que outro membro do tal comitê, aluno da UFAM é o mesmo que anda entregando apócrifos listando os vereadores que “amam a pedofilia”. Comentaram ... que na Praça dos Bois, a distribuição era feita por um jovem quase sem fôlego, a mando de um fornecedor de oxigênio. Se o que dizem é mesmo fofoca é bom a presidente da câmara pedir a polícia para investigar o caso, porque fofoca é maledicência e a imagem dos vereadores fica em cheque.

O Clube do fulanismo quer arrastar o Sistema Alvorada inadequadamente para tentar justificar algumas notícias. A última que a rádio alvorada aceitou uma autoridade, denegrir outra. Se fosse verdade a própria direção e seus repórteres iriam ouvir o outro lado.

É com entusiasmo que recebo a informação que acadêmicos, alunos das escolas públicas, lideres comunitários, professores e feirantes, tão se divertindo tanto, como eu ao ouvir essas pérolas do new fulanêz. Porque é inaceitável tal conduta, ainda mais hoje que boa parte da imprensa da Ilha convive e troca idéias com Cremilda Medina, José Marques Melo, Pierre Bourdieu, Tom Wolf, Arthur Ituassi, Jorge Pedro Souza Mario Erbolato, Nelson Traquina, Felipe Pena, Ricardo Nobla, Genro Filho e entre tantos.

Pois é! Esse new fulanêz é bom mesmo. Bom para quem quer off the Record (confidência total), por isso não adianta enviar email, comentar nas esquinas, microfones e bares ou pressionar de onde retirei algumas notinhas porque eu não sei. Mas tão falando... há murmúrios... dizem... alguém falou no mercado... tão dizendo... há um zum-zum-zum... e ligaram de qualquer canto da cidade e eu não sei quem foi, porque era uma pessoa anônima do anonimato!!!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Diretoria do Garantido resgatou Galpão dos sócios


Contra o Garantido pesavam duas confissões de dívida assinadas pelo ex presidente do bumbá Vicente de Matos O presidente da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido, Telo Pinto, resgatou na justiça o galpão de tribos do boi que já havia sido repassado para a empresa Costa & Godinho como pagamento de uma dívida contraída pelo ex- Presidente Vicente Nunes de Matos. Telo Pinto retomou o imóvel em audiência de conciliação na 3ª Vara de Justiça de Parintins, presidida pelo Juiz Antonio Itamar Gonzaga, na quarta-feira, dia 24, quando foi definido acordo entre a empresa Costa & Godinho e o Garantido. Com isso, o prédio arrolado no processo volta ao patrimônio da nação vermelha e branca. Estiveram presentes na audiência o presidente Telo Pinto e o diretor jurídico Fábio Cardoso do Garantido, o dono da empresa Costa & Godinho, Roberto Preste e o advogado Everson Conceição. Contra o Boi Garantido pesavam duas confissões de dívida assinadas pelo ex presidente do bumbá Vicente de Matos, uma de 148 mil reais e outra de 72 mil reais. Os representantes da empresa queriam R$ 600 mil para restituir o imóvel, mas o valor final foi de R$ 325 mil reais, parcelados em 06 vezes, com a primeira parcela de 55 mil vence no dia 23 de dezembro e as demais nos meses de março, abril, maio e junho de 2011. O presidente Telo Pinto disse que o Garantido vai entrar com uma ação judicial de regresso contra o ex presidente do bumbá Vicente de Matos, para que o mesmo comprove a dívida, caso contrário terá que devolver para o boi o valor que será pago à empresa Costa & Godinho. Telo Pinto informou ainda que, fora a dívida que o Garantido vai pagar para continuar com o seu galpão de tribos, a sua gestão já pagou mais de 2 milhões e 200 mil reais em 2010 e que ainda existem várias ações de penhora a serem sanadas, todas, segundo ele, referentes às administrações anteriores. Só com o INSS, por exemplo, as dívidas chegam a quase 2 milhões de reais. Como estratégia da associação folclórica, foi realizada na cidade uma campanha denominada de “Manifesto contra Dilapidação de um Patrimônio Cultural, Material e Histórico do Garantido” que encerrou com um ato público em frente a Catedral de Nossa Senhora do Carmo. Telo agradeceu o empenho de todos os sócios, torcedores e simpatizantes do Boi Bumbá Garantido. “Esse manifesto nos deu muita força para chegar a negociar a retomada do galpão de tribos que é um patrimônio da Nação Vermelha e Branca, um patrimônio de Parintins. É isso que nos conforta nesse momento e poder dizer que não houve a perda desse patrimônio”, disse o presidente.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Repúdio ao Terrorismo Psicológico

A Prefeitura de Parintins vem a público manifestar seu repúdio à forma

como alguns segmentos da imprensa parintinense e integrantes de siglas

partidárias estão tentando semear terror entre a população por causa

do julgamento do prefeito Bi Garcia e do vice-prefeito Messias

Cursino. As mentiras assacadas contra setores administrativos do

município estão sendo apuradas e esta administração saberá honrar com

o compromisso assumido com a população de não permitir que grupos que

antes saqueavam os cofres municipais retornem para dilapidar o

patrimônio público. O posicionamento do militante do Partido Comunista

do Brasil, Marcos Boi tenta nivelar Parintins aos desmandos como que

esta sigla vinha administrando o município de Anamã, por isso cassada

pela corte do TRE. Tentam julgar a administração parintinense por suas

próprias práticas. A administração Bi Garcia e Messias Cursino sempre

foi pautada pelos compromissos e a transparência da utilização dos

recursos públicos, priorizando a educação, a saúde e a geração de

trabalho e renda para a população. Usaremos exclusivamente os meios

legais para deixar a população longe do terror semeado pelo senhor

Tadeu de Souza, na emissora que pertence ao grupo derrotado que

pretende retornar ao vício dos saques aos cofres públicos. Parintins

não vive mais os tempos em que repórteres eram agredidos a tapas em

estúdios e redações, por isso o nosso respeito à imprensa livre e

responsável, que critica e nos indica caminhos. A Nova Parintins, em

construção desde o ano de 2005, não será vilipendiada e muito menos

objeto de interesses escusos. A dupla Bi e Messias foi eleita e

reeleita pela vontade soberana do povo e a corte do Tribunal Regional

Eleitoral, sábia e soberana, julgará o que é melhor para a população

parintinense, pondo fim a este jogo de pressão psicológica semeado

pela irresponsabilidade e interesses pessoais de pessoas que fecham os

olhos diante dos avanços que o parintinense está experimentando na

Nova Parintins.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Está marcado para hoje, terça-feira, 16 de novembro, o julgamento

//// Está marcado para hoje, terça-feira, 16 de novembro, o julgamento do recurso da Ação de Impugnação do mandato do prefeito Bi Garcia e do vice-prefeito Messias Cursino. Nos últimos dias, o sentimento popular tem demonstrado reconhecimento ao trabalho de Bi e Messias e são raras as manifestações contrárias, ou seja, o povo que votou e acreditou nas ações da dupla do trabalho, não deseja mudança e quer continuar recebendo os benefícios da gestão que transformou Parintins em uma nova cidade. A população tem se manifestado favorável a permanência de Bi Garcia porque reconhece que são quase seis anos de muitas obras, projetos e ações na saúde, na educação e no social que fizeram de Parintins a melhor cidade do interior do Amazonas. Bi Garcia que está em Manaus, disse ontem que seus advogados acompanham todo o desenrolar do processo e que está confiante num resultado favorável. O mesmo recurso impetrado pelo candidato Enéas Gonçalves derrotado nas urnas em 2008 já foi julgado improcedente e arquivado pela Justiça Eleitoral da 4ª Zona em Parintins, o que comprova que Bi e Messias não praticaram crime eleitoral.

Ao manifestar sua tranquilidade, Bi disse que a maior avaliação de sua administração está na manifestação do povo parintinense. Ele acredita que o TRE usará da justiça para manter o desenvolvimento que a população está experimentando desde que ele e Messias assumiram o comando do município.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010






























































O vice-prefeito Messias Cursino visitou no final de semana as comunidades do Saracura, Ilha das Guaribas e Borralho, acompanhado do Secretário de Educação Maildson Fonseca e o Secretário de Obras Mateus Assayag. A visita foi para inspecionar as obras das escolas que estão sendo construídas pela Prefeitura. Na Comunidade do Saracura Messias autorizou a construção de uma nova escola com duas salas de aula, 1 secretaria e uma cozinha. Na Comunidade do Borralho a Prefeitura está ampliando a Escola Nossa Senhora de Nazaré com duas salas, uma cozinha e um banheiro. A visita encerrou na Comunidade das Guaribas, na escola Municipal Sagrada Família que possui três salas de aula, uma secretaria e uma cozinha. Messias destacou o empenho da Prefeitura e os investimentos na zona rural com a construção das novas escolas e a oferta de emprego a operários contratados para concluir os trabalhos.

Iniciou oficialmente na manhã desta segunda-feira o V Jogos da Integração reunindo 17 instituições que apresentaram seus atletas no Complexo de Esporte e Lazer “Benedito Azêdo”. Os alunos desfilaram com suas bandeiras e o atleta do Grupo escoteiro Messias Augusto Luiz Pinheiro fez o juramento de manter o espírito desportista durante a competição. A abertura foi feita pela Secretária de Assistência Social Zeila Lima que saudou os atletas dizendo que o evento é voltado para a inclusão social. Ela destacou a presença dos atletas do Mocambo, Caburi e Vila Amazônia que enfrentaram longas distâncias para participar do evento que está reunindo cerca de 600 atletas. Participam do evento até o próximo dia 20 as delegações do CRAS e PETI de Vila Amazônia, CRAS do Paulo Corrêa, CRAS de Santa Rita, Pro jovem Adolescente de Santa Rita, PETI do Mocambo, PETI do Caburi, Casa de Acolhida de Santa Rita, Escolinha do Boi Garantido, Grupo Escoteiro, Pro Jovem Cidadão do Irmã Sá, Pastoral do Menor, Pro Jovem Cidadão Dom Gino, Pro Jovem Cidadão do GM.

Chegou hoje a Parintins o Barco Cometa Halley






























































Chegou hoje a Parintins o Barco Cometa Halley trazendo os produtos da ajuda humanitária do Governo do Estado para as famílias atingidas pela seca para atender os municípios de Parintins, Nhamundá, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e São Sebastião do Uatumã. O Coordenador da Defesa Civil no Baixo Amazonas Nei Augusto informou que nesta primeira etapa serão distribuídos entre os cinco municípios 7.200 cestas básicas, 05 kits medicamentos, 2.400 kits de higiene, 500 pacotes de água com doze garrafas de água mineral, 150 caixas de água de 500 litros e 65 motos bombas. O material começou a ser entregue hoje aos representantes dos municípios. Nei informou que depois da entrega será feito um novo levantamento para verificar quantas famílias ainda necessitarão da ajuda.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

boi caprichoso


A presidente do Boi Caprichoso Márcia Baranda autorizou o inicio do recadastramento de sócios da Associação Folclórica. A iniciativa visa atualizar endereços para facilitar o contato com o sócio que será beneficiado com as propostas do novo projeto social do boi Caprichoso. O recadastramento iniciou nesta quinta-feira (11) e está sendo feito casa-a-casa com o objetivo de estar mais próximo do associado. A nova administração vai manter a valorização social aos 1.470 sócios onde se incluem fundadores e contribuintes. O exemplo da administração do ex-presidente Carmona Oliveira, será seguido por Márcia onde o sócio terá direito a camisas, Cd’s e entrada gratuita nos eventos sociais do bumba. A equipe pretende concluir o cadastro dos sócios de Parintins até a primeira quinzena deste mês. De acordo com a Presidente o recadastramento também será feito em Manaus. Quanto aos sócios que residem em outros municípios e estados a orientação é para que entrem em contato pelo telefone 092 3533 4676 do escritório central. “Estamos iniciando uma nova gestão e estamos colocando em prática o nosso trabalho que apresentamos durante nossa campanha e temos a certeza que iremos cumprir”, disse. Entre as metas de Márcia para serem executadas nos próximos três anos estão, a revitalização do Clube de Campos para que os sócios e colaboradores do Boi Caprichoso possam usufruir de um complexo de lazer, realizar assembléias com os sócios de Manaus; valorização do sócio com a criação de uma ouvidoria para manter o contato direto com a diretoria e os outros setores do bumbá; ampliar o projeto da Fundação Boi Bumbá Caprichoso com a inclusão de jovens e idosos; convocar assembléias para discussão sobre a reformulação do estatuto com abertura para novos sócios e dar direito a sócios de Manaus a compor chapa para a diretoria do boi, entre outras ações.

BI GARCIA DISSE ESTAR TRANQUILO EM RELAÇÃO AO JULGAMENTO NO TRE


O prefeito Bi Garcia disse ao portal da Prefeitura de Parintins que está tranqüilo e confiante em relação ao julgamento do recurso da Ação de Impugnação de seu mandato e do vice-prefeito Messias Cursino. Garcia acredita que vai prevalecer a justiça e a vontade popular sacramentada nas urnas. A sessão da Corte do Tribunal Eleitoral do Amazonas está agendada para terça-feira, 16.
O prefeito, o vice-prefeito e a primeira dama Michele Garcia são acusados de abuso do poder econômico, corrupção e fraude durante as eleições municipais de 2008. A ação foi julgada improcedente e arquivada pela Justiça Eleitoral da 4ª Zona em Parintins. O autor das denúncias, ex-prefeito e candidato derrotado nas eleições de 2004 e 2008, Enéas Gonçalves, recorreu ao TRE.
Ao manifestar sua tranquilidade em relação ao julgamento, Bi Garcia disse que a maior avaliação de sua administração está na manifestação do povo parintinense e o TRE usará da justiça para manter o desenvolvimento que a população está experimentando desde que ele e Messias assumiram o comando do município. Segundo Bi, a Nova Parintins é uma realidade incontestável, desde o volume de obras que beneficiam a cidade e o interior, até a melhoria da qualidade de vida de milhares de famílias que viviam à margem das administrações passadas.
Garcia diz que pôs fim ao assistencialismo politiqueiro e vem promovendo qualificação profissional e criando condições de trabalho e geração de renda para todos. “Deus tem abençoado nossa administração e com certeza vamos continuar trabalhando unidos para finalizar nosso mandato com dignidade e trabalhando para o povo”, finalizou.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Movimentos sociais emparedam vereadores


Acabou a paciência dos Movimentos Sociais e Associações de Moradores dos Bairros de Parintins sobre o que consideram “morosidade” da Câmara de Vereadores, em relação aos casos envolvendo João Nascimento Pontes PTB, o João Bacú e Henrique Medeiros PMN. Pontes condenado há 9 anos de prisão pela prática de estupro cumpre pena no Quartel do Batalhão da Polícia Militar. Henrique Medeiros perdeu a presidente da casa sob denuncia de improbidade administrativa. Na sessão de terça-feira 9, grupos sociais entregaram quatro denuncias contra João Bacú e Henrique Medeiros e ainda cobraram posicionamento dos demais pares sobre está situação. “Pelo visto a coisa vai andar apenas quando nós fizermos barulho”, comentou na galeria o presidente do bairro do Itaúna II, Ernestro de Jesus.A documentação tem a assinatura de membros da Articulação Parintins Cidadã, Associação das Associações dos Moradores, Universidade Federal do Amazonas e a mãe de uma menor, que era aliciada por um dos suspeitos. Devido a brincadeiras irônicas dos vereadores Rai Cardoso PRP e Carlos Augusto das Neves PR, sobre o papel das universidades no ensino, pesquisa e formação dos cidadãos e em relação à documentação apresentada, os acadêmicos retiraram-se da galeria. A coordenadora do Movimento Parintins Cidadã, Fátima Guedes, deu um cusparada no plenário da câmara. “Se for necessário volto a fazer esse ato (da cusparada) é a única forma de mostrar indignação neste triste momento”, diz Guedes. A sessão, presidida por Flavio Farias PT, foi suspensa por dez minutos. No retorno, o presidente da Comissão de Ética de Decoro parlamentar, Israel Paulain PSDB, encaminhou a documentação a mesa. O conteúdo foi lido em plenário pelo vereador Carlos Augusto das Neves, no entanto ainda não foi colocado em votação. Os movimentos sociais vão pedir apoio aos pastores das igrejas evangélicas e ao bispo Dom Giuliano Frigenni da Igreja Católica, para unir forças, porque um dia após as denuncias contra os dois vereadores, as emissoras de rádio de Parintins, com ligação direta com Henrique Medeiros, sequer citaram a denuncia dele aos ouvintes, se atendo apenas ao caso João Bacú. O algoz de crianças O empresário João Nascimento Pontes, PTB, o João Bacú, conseguiu o primeiro mandato em outubro de 2008. Ele está fora da casa desde 27 de abril de 2010, quando foi preso acusado de estupro e aliciamento de crianças.Bacú vinha sendo investigado há mais de dez meses pela delegada Ana Denise, da Delegacia de Combate a Crime Contra a Criança, Ministério Público e Conselho Tutelar. Pelo inquérito, o parlamentar gostava de satisfazer seus desejos sexuais com menores de 11 e 12 anos. Ele chegou a ser liberado no mês de maio, mas foi novamente preso, por determinação da juíza Melissa Sanches. Informações colhidas através de escutas telefônicas mostram que Bacú, tentou comprar depoimento e ainda coagiu testemunhas de acusação.No mês de Agosto, ele foi condenado a 9 anos de prisão e ainda é réu em mais três processos. A atual presidente da câmara vereadora Vanessa Gonçalves PMDB, convocou o suplente Nelson da Caixa PRTB para assumir o cargo.Durante a prisão, João Bacú declarou ser vítima de condenação política, pois seria aclamado presidente da câmara no mês de abril.O fantasma da câmaraO vereador Henrique Medeiros PMN, no quinto mandato, foi afastado do cargo de presidente da câmara dia 16 de abril 2010, em meio ao enxovalhadas de denuncias.Antes de começar a ser denunciado, Medeiros ainda levou uma surra do vereador Juscelino Manso PSB. A confusão foi presenciada pelos funcionários e assessores. O vereador Valter Lobato PSDB, formalizou acusações de improbidade administrativa, contratação de funcionários fantasmas, facilitação no pregão de licitação de compra de material e assinatura de cheque sem participação do secretário da mesa diretora. Henrique pediu afastamento da câmara por 30 dias. Em seguida, ausentou-se sem direito a remuneração, para sair candidato a deputado estadual. Após a eleição de Outubro, Medeiros pediu nova licença, desta vez para tratamento de saúde. Na sessão de 9 de Outubro, ele compareceu a câmara entrou mudou e saiu calado. Henrique Medeiros afirmou nas últimas entrevista que sofreu uma execração pública e vai provar inocência de todas as denuncias. A última cartada que Medeiros garantiu ter seria uma fita, na qual comprova que alguns pares teriam tentado o extorquir antes do afastamento. Na quarta-feira ele subiu a tribuna e tentou desqualificar as informações duma notícia postada no imprenso o Jornal da Ilha, sobre o caso na qual ameaçou um repórter da Rádio Alvorada, no sala vip do aeroporto Julio Belém no mês de março. O fato foi denunciado no Sindicado dos Jornalistas do Amazonas. Medeiros esbravejou na tribuna que não ficará mais calado e responderá a todas as noticias, reportagens ou comentários dos demais vereadores e imprensa.O andamento dos processos Até o fechamento da edição não existia nenhum processo contra os vereadores João Bacú e Henrique Medeiros, na tinha sequer a Comissão Processante. Aliás, nem mesmo na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, nunca houve os processos, porque não é de competência esses casos. O presidente da comissão de ética, vereador Israel Paulain PSDB, cumpriu o rito de receber as denuncias formuladas dia 9 de Outubro pelos movimentos sociais e encaminhou a mesa diretora, seguindo a risca o regimento interno. “Nossa parte foi realizada, defendo que os ritos sejam seguidos. É muito constrangedor está investigando o próprio colega. Mas, a sociedade precisa ter uma resposta clara politicamente de nós. A punição judicial não é nosso papel”, frisou Paulain. O andamento das denuncias a partir deste momento é de responsabilidade da Mesa Diretora, que deverá por em apreciação e votação. Como a presidente Vanessa Gonçalves, Israel Paulain e Valter Lobato estão em Manaus, representando a câmara na entrega do prêmio “Escola de Valor” do governo do estado, dificilmente será votado nesta semana, os pedidos. Caso seja votado, por maioria simples, exemplo 6x1, 5x1,4x2, a mesa diretora é obrigada a forma a Comissão Processante, que pode ou não ser criado na mesma data da votação de aceitação da denuncia. A Comissão Processante será formada por três membros e a agilidade do caso dependerá muito do presidente e do relator.A mesma CP terá 90 dias, pelo regimento interno em dá o parecer final dos processos. Neste período terá cinco dias de citação dos acusados, no caso João Bacú e Henrique Medeiros. Eles terão dez dias para apresentar a defesa. Em seguida o CP iniciará a inquirição de testemunhas de acusação defesa e a analise documental de cada réu.A Comissão Processual vai se embasar no artigo 21, inciso 1, 2, do Regimento Interno da Câmara Municipal e ainda artigo 55, inciso 2 e 4 da Constituição Federal “procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar” e demais provas. Na questão de João Bacú, já condenado, basta sofrer nova condenação criminal em sentença transitada em julgado para ele perder o mandato. Os vereadores ouvidos pela reportagem, que ainda querem manter sigilo, divergem sobre a fórmula de votação se secreto ou aberto, no caso de Pontes e Medeiros, sejam mesmo denunciando em plenário, após o trabalho da Comissão Processante. A mesa diretora votando as denúncias até a próxima semana em plenário e criar a CP, os casos devem ser votados apenas no mês de fevereiro ou março de 2011. A investigação e inquirição das testemunhas não são paralisadas, devido ao recesso parlamentar. Para cortar na própria carne e conseguir o apoio da opinião pública, a câmara de Parintins terá de conseguir 8 votos de vereadores (maioria absoluta) contra João Bacú e Henrique Medeiros. Até o mês de fevereiro e março do próximo ano, os vereadores réus, terão todas as prerrogativas de defesa, no entanto não poderão mais usar a artimanha de renunciar ao cargo para escapar do processo, porque caírão na lei da Ficha Limpa, e ficarão inelegíveis. No mês de abril deste ano, jovens do grupo da Comunidade São Francisco Xavier, no bairro Emilio Moreira, denunciaram pela época da semana santa, negociatas existentes para livrar políticos corruptos do Brasil (foto). A encenação foi em frente a câmara de Parintins. Dadas as atuais circunstâncias hoje e ninguém prever o amanhã, a situação de João Nascimento Pontes PTB e Henrique Medeiros PMN está naquele dito popular “se correr o bicho pega e se ficar o bicho come”.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Diretoria do Garantido luta para não perde patrimônio do sócio




Matos, sem conhecimento de ninguém, trouxe prejuízo aos sócios

A 3ª vara de Justiça de Parintins concedeu imissão de posse do galpão de tribos da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido a empresa Costa Godinho LTDA. O documento assinado pelo juiz Antônio Itamar Gonzaga determina que o boi desocupe o imóvel em 10 dias, a contar do dia 05 de novembro, data em que a diretoria tomou ciência da deliberação. Se não cumprir, será penalizada com multa de R$ 1 mil ao dia. A informação foi repassada ontem pelo presidente do Garantido, Telo Pinto, em coletiva de imprensa, na cidade Garantido.

O presidente da agremiação folclórica considerou um duro golpe no patrimônio do boi e disse que a diretoria jurídica já entrou com recursos na 3ª vara de Parintins e no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). “Nós não podemos perder esse bem por uma irresponsabilidade do presidente anterior. A nação vermelha e branca vai tentar de todas as formas reverter esse quadro”, garantiu Telo Pinto.

A ação é fruto de uma confissão de dívida do ex-presidente Vicente Nunes de Matos no valor de R$ 150 mil que inclusive não constava no rol de dívidas do boi. “Ninguém tinha conhecimento desta pendência e não sabemos o que originou esse valor, por isso questionamos judicialmente”, argumentou Telo, que atuou como diretor financeiro do boi durante dois anos.

“O Garantido entrou um recurso de suspensão de posse no Tribunal de Justiça e com uma ação anulatória que está em tramitação na 3ª vara de Parintins. “Nós entendemos que a dívida é graciosa, carece de legalidade por isso entramos com estes recursos”, disse Fábio Cardoso, diretor jurídico do Garantido. Segundo o advogado, o valor do débito com a Costa e Godinho LTDA está em R$ 250 mil, enquanto que o valor do galpão foi avaliado em R$ 150 mil reais. “É outro ponto em que estamos recorrendo. O nosso galpão foi avaliado num valor irrisório, enquanto que engenheiros e arquitetos além de técnicos da Prefeitura avaliaram o imóvel em R$ 2,096 milhões. Mesmo entregando o galpão da associação ainda vamos ficar devendo ao empresário. Essa matemática não bate”.

A dívida contraída calculou Fábio poderia adquirir mais de 600 passagens aéreas nos valores da época. “Está diretoria vem negociando e renegociando contratos de ações na Justiça Comum e Trabalha. Semana passada mesmo tínhamos uma ação no valor na qual o requerente pedia R$ 35.000,00 e no final negociamos para R$ 5.000,00. Isso era o inverso na época do ex-presidente”, analisou.

Manifesto da Nação Vermelha e Branca

A Associação Folclórica vai lançar uma manifesto aos sócios e torcedores com repúdio a atos de administrações anteriores determinantes para os problemas enfrentados com dívidas nas justiças do trabalho e comum. “Além do manifesto, o boi terá que reformular o estatuto para que o nosso patrimônio não seja tratado como em outros tempos”, finalizou Telo Pinto.

O documento poderá ser encontrado na cidade Garantido em Parintins e ainda na salda do MAG em Manaus para os sócios e torcedores possam assinar. “Faço questão de assinar porque é inadmissível o que o ex-presidente fez com nosso boi”, adiantou-se o sócio Mario da Silva, membro da batucada, que acompanhou a coletiva.

A administração atual do boi Garantido já pagou mais de R$ 2,2 milhões em dívidas de administrações passadas. Segundo o advogado Fabio Cardoso, a diretoria detectou outra confissão de dívida deixada pelo ex-presidente, que foi denunciado na delegacia de polícia de Parintins.


segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O prefeito Bi Garcia fez a entrega de 181 kits bebé





































//// O prefeito Bi Garcia fez a entrega hoje pela manhã de 181 kits bebê para as mulheres grávidas cadastradas no Plantão Social e que estão no oitavo mês de gravidez. A solenidade foi realizada no Centro do Idoso “Pastor Lessa” Esta foi a quarta entrega de kits do ano atendendo as futuras mães da cidade e zona rural com itens essenciais do enxoval do bebê. Também foram sorteados para as mães presentes no Centro do Idoso, 50 enxovais extras. De acordo com o prefeito Bi Garcia esse ato é uma demonstração de carinho e amor com as crianças de Parintins. A secretária da Semast, Zeila Lima, disse que com mais essa entrega de kits, a administração municipal completa o cronograma de atenção às grávidas no ano de 2010. Antes da solenidade as mães foram recepcionadas com um café regional.

//// Para dona Antônia Cristina dos Santos, moradora do bairro União, o enxoval vem em boa hora, uma vez que a família não dispõe de recursos para a compra de todos os itens necessários para a chegada do bebê. Outra grávida que também reconhece a importância da ação é dona Thaysse Soares Batista. Ela diz que o compromisso da administração faz com que dezenas de famílias sejam beneficiadas e ela se inclui entre as contempladas. Na entrega do kit bebê aconteceu a palestra com orientações básicas sobre pré-natal e gravidez para as futuras mães, ministrada pela enfermeira Bárbara Pessoa.

//// Durante a entrega de Kits bebê na manhã de hoje, o prefeito Bi Garcia anunciou para o mês de dezembro o início da construção da creche de tempo integral que substituirá a Jaime Lobato no bairro Paulo Corrêa. A creche vai atender crianças na faixa etária entre 3 a 7 anos e vai funcionar no mesmo modelo das grandes cidades, onde as crianças entram às 7 da manhã e saem à tarde, dando condições aos pais que não tem com quem deixar seus filhos de trabalhar sem preocupação.